ZuluDasMeiasAltas <data:blog.pageTitle/>

quinta-feira, outubro 14, 2004

 
a Praxe

é através da existência de uma ferramenta organizada com o intuito de proporcionar a todos os novos membros da Academia o gosto pela universidade, onde durante alguns anos serão assíduos, que se difundem e transmitem as tradições e vivências Académicas.

eis a praxe.

desta forma, e num esforço heróico de alguns, incute-se um dito espírito que nada mais é que o enquadrar destas mesmas tradições. movimentos salutares de cariz social e de dinâmica cultural supervisionados por orgãos tais como associações académicas, núcleos e organismos criados única e exclusivamente pela existência da praxe académica (conselho de veteranos; CAPA (comissão de apoio à praxe académica); etc.

a Praxe é um ritual que pretende envolver e introduzir os novos membros da academia (caloiros) na vida académica, numa nova realidade.

é certo que se cometem exageros nas Praxes, mas, poderão essas situações ser consideradas Praxe? os Caloiros não devem deixar de ter um espírito crítico aquando da ameaça da sua condição humana. no entanto devem ter em atenção que aquelas pessoas que se lhes apresentam como quem os vai praxar merecem todo o respeito possível e admiração. devem denunciar as pessoas que cometeram os excessos para que estes sejam chamados à razão bem como sancionados.

que a Praxe nunca morra.

em relação a movimentos anti-praxe, fica o meu respeito por opiniões diversas e discordância.

a minha opinião é de que quem não passa pela Praxe perde momentos que jamais esquecerá. e a minha opinião é baseada na minha própria experiência, enquanto caloiro e agora do outro lado a transmitir valores e orientar mentalidades.

um abraço a todos aqueles que tomam na Praxe o seu lugar.




Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?